O reino PROTISTA engloba a maioria dos seres multicelulares,multinucleares e os unicelulares, então por serem seres vivos unicelulares heterotróficos os protozoários estão classificados dentro de um sub-reino PROTOZOA. E as características deste ser, são :
- Podem ser encontrados em lugares inimagináveis, como no intestino de cupins e isso ocorre por conta de uma troca de beneficiação mútua.A maioria deles são aquáticos e podem ser "encontrados" tanto em águas doces quanto em águas salgadas e também em ambientes úmidos.
- Como são heterotróficos podem se alimentar tanto de outros protozoários como de algas, bactérias, cadáveres e de outros microrganismos vivos.
- Quando são encontrados no interior de corpos de animais vertebrados e invertebrados, são chamados de protozoários parasitas e esses são causas de muitas doenças.
- O processo de ingestão de alimentos é por meio de fagocitose e existem dois tipos desta ingestão : Digestão Celular Heterotrófica ou Digestão Intracelular Autotrófica. Ambos são parecidos a única coisa que pode diferencia-los, é quando dizemos de onde eles retiraram o seu alimento se foi externo ou interno.
- Os protozoários que fazem digestão heterotrófica, tem um lugar certo para a realização da fagocitose que é chamado de citóstoma, lá onde são ingeridos os restos dos alimentos e as partículas. Já os que fazem digestão autotróficas possuem o citoprocto como região especializada na eliminação de restos.
As Suas Diversidades
Rizópodes - esses Protozoários possuem PSEUDÓPODES que as fazem se locomover e que também os ajudam a capturar os alimentos.Essa espécie tem as amebas como representantes mais conhecidos, algumas vivem nos corpos humanos e não causam problemas mas também tem as que são parasitas e causam doenças, um bom exemplo dessas é a Entamoeba histolístyca, conhecida como amebíase.
Actinópodes - são protozoários que parecem mais um desenho de sol, pois possuem um eixo central que se projeta pra fora da célula e a sustenta e essas projeções são chamadas de pseudópodes filamentosos.Nos actinideos existem 2 grupos de principais que são : radiolarios e heliozoá
- Os radiolários vivem no mar e constituem o componente do zooplâncton;
![]() |
Radiolários no microscópio eletrônico |
- Os heliozoários são dos tipos que sua maioria vivem em água doce, seu formato esférico pode apresentar estrutura esquelética
![]() |
Heliozoário no microscópio eletrônico |
Foraminíferos - são as conhecidas conchas do mar , e esses protozoários possuem uma carapaça com perfurações por onde vão passar os delicados pseudópodes que vão justamente capturar os alimentos para eles. Muitos faraminíferos são bem antigos e conhecendo seus elementos químicos, podemos dizer que foram os responsáveis pela "construção" do fundo dos Oceanos, as suas carapaças possuem os elementos que constituem as rochas sedimentares. E alguns tipos dessas rochas são as mesmas das pirâmides do Egito e outros tipos são as mostram para as empresas petrolíferas onde há existência de petróleo.
ou
Apicomplexos - são protozoários endoparasitas que não possuem a estrutura adequada para se movimentarem mas em alguma fase de suas vidas, são dotados pelo complexo do qual se dá o próprio nome "apical". Esse complexo é o que vai penetrar no hospedeiro e podem causar ou não doenças futuras, podem inclusive adoecer insetos e minhocas ou causar pneumonia em seres humanos.
![]() |
Um endoparasita causador da malária |
Flagelados - são os protozoários que se movimentam através de flagelos, esses que são parecidos com chicotes, podem ter apenas um ou ter dezenas desses flagelos. Os flagelados podem ser livres ou também podem viver presos em algum substrato, mas tanto os presos quanto os livres podem ser encontrados em águas doces ou salgadas. Algumas espécies são causadoras de doenças em humanos e em animais, as mais conhecidas é a doença de chagas e a Leishmaniose, respectivamente.
Ciliados - possuem estruturas locomotores diferentes dos flagelos, são os conhecidos cílios que os conduzem dentro do hospedeiro ou em águas doces. São poucos os que cílios parasitas, mas eles podem ser encontrados no intestino de porcos e consequentemente podem contaminar humanos, esses parasitas são mais comuns em animais ruminantes. Nessa espécie é natural possuírem dois núcleos em sua célula, o micronucleo e o macronucleo. O micro é responsável pela reprodução sexuada do cíliado e o macro é responsável pelo controle das atividades celulares.
![]() |
Paramécio |
- Protozooses
Protozooses são doenças causados por um ou mais protozoários parasitas que se manifestam no hospedeiro de forma negativa.
- Amebíase é causado pelo parasita Entamoeba histolístyca, é contraída através de alimentos contaminados com fezes de pessoas que possuem esse parasita.
- Leishmaniose são da espécie dos flagelados e causam inflamação nos hospedeiros. Existem dois tipos, a leishmaniose visceral e a leishmaniose tegumentar, uma ataca o baço e o fígado causando febre alta e outros sintomas bem ruins, a outra causa formação de feridas ulcerosas, com bordas elevadas e fundos granulosos sobre a pele,respectivamente.
- Doença de Chagas o contágio ocorre quando o tripanossomo penetra no organismo humano através de feridas causadas pela picada de percevejos contaminados com o protozoário flagelado.
- Malária é um protozoário apicomplexo do gênero Plasmodium, bem conhecido pois já vem causando problemas desde a época dos Egípcios. Existem quatro espécies desse parasita causador da malária e todos são transmitidos através da picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles, que são hematófogas.